Telha Galvanizada

O que exatamente é Telha Galvanizada?

São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica.

Vantagens da Telha Galvanizada

• Fácil aplicação
• Produção de telha galvanizada sob medida, de acordo com suas necessidades.
• Grande durabilidade
• Ideais para obras industriais, galpões, ginásios esportivos, aeroportos, hangares, estações rodoviárias, postos de gasolina, etc.

De grande leveza, qualidade e resistência à telha galvanizada é sem dúvida uma excelente escolha para a cobertura de construções dos mais variados estilos.
Mesmo exposta a diferentes intempéries as telhas galvanizada não enferruja devido a toda tecnologia empregada na sua fabricação, garantindo seu uso por muito mais tempo sem perder a eficácia de seus resultados.

A telha galvanizada é uma cobertura de grande resistência para atender as necessidades de projetos arquitetônicos específicos.
Produzida através de ligas de alumínio a telha galvanizada apresenta maior resistência à força dos ventos e garante também maior conforto térmico aos ambientes, sua superfície tem a finalidade de refeltir o calor preservando a temperatura de cada espaço.
A instalação da telha galvanizada é muito prática e rápida além de proporcionar ainda mais segurança ao projeto construtivo.

Estilos de telha galvanizada comercializadas:

• Telha galvanizada Ondulada – Esse estilo de telha é instalado em estruturas que possuem formato de arco, devido as suas características se adéqua com perfeição, possibilitando um excelente acabamento;
• Telha galvanizada Trapezoidal – Muito utilizada na cobertura de galpões com estruturas diferenciadas como formato em arco, duas águas, espacial etc;

A alta resistência e qualidade da telha galvanizada garante uma excelente aceitação indiferente do estilo do projeto construtivo.

O que é Galvanização?

A galvanização consiste na aplicação de zinco ao aço tornando o processo mais eficaz e econômico dando a máxima proteção contra a corrosão.

O que é Galvanizada?

Galvanizada é uma marca registrada de uma liga metálica usada na galvanização ou revestimento da chapa de aço. Esta é constituída por 55% de Alumínio, 43,5% de Zinco e o restante de Silício.
A combinação do zinco com o alumínio alia um excelente desempenho do zinco em proteger bordas e pequenas descontinuidades no revestimento à excepcional resistência por barreira oferecida pelo alumínio. Este produto mantém a resistência estrutural do aço-base e confere alta resistência à corrosão atmosférica, elevada refeltividade ao calor, o que gera maior conforto térmico, resistência à oxidação em temperaturas elevadas e beleza estética.

Como posso receber as telhas?

• Quando manual nunca descarregar sem luvas;
• Nunca descarregar sob chuva;
• Não arrastar as telhas na descarga;
• Ao descarregar as telhas utilizar o mesmo número de pessoas em cima e na parte de baixo do caminhão;
• Verificar se as telhas estão secas ou molhadas;
• Em caso de telhas molhadas, não armazenar sem secar cada um dos produtos;
• Quando no descarregamento forem utilizados equipamentos como muncks ou guindastes, as cintas deverão ter em suas bases caibros maiores que a largura da telha (1020mm), para que no momento de içar a carga, as bordas das telhas não sejam amassadas pelas cintas. Nunca utilizar correntes ou cabos de aço.

Como é o manuseio?

1. Manuseio recomendado para comprimentos até 1,5m;
2. Manuseio recomendado para comprimentos de 1,5m a 2,5m;
3. Manuseio recomendado para comprimentos maiores que 2,5

Como manuseiar uma Telha Galvanizada

• As telhas devem ser suspensas, uma a uma, por sistemas de elevação convencionais até o telhado;
• Não arraste as telhas sobre o chão, terças, longarinas, etc;
• Para maior segurança dos montadores, o manuseio das telhas deve ser realizado utilizando os seguintes EPIs: luva e bota de segurança.

Saiba como armazenar

É muito importante que o armazenamento seja feito de maneira correta. O local, a forma e o tempo de estocagem são imprescindíveis para a conservação do produto.

1.O local de estocagem deverá ser seco e ventilado e preferencialmente coberto para se evitar o fenômeno da corrosão galvânica resultante da umidade; Caso o local não seja, as telhas devem ser protegidas com lona ou material impermeável.
2.Deve-se certificar de que o local seja plano e alto e que não esteja sujeito a enchentes ou acúmulos de água. A melhor forma de se estocar o material é verticalmente. Porém, nem sempre isso é possível, devido ao próprio comprimento da telha.
3.Para se manter uma boa ventilação, deve-se distanciar a pilha do solo no mínimo 15 cm, através de calços de madeira. É aconselhável que a pilha tenha a quantidade de telhas igual ao lote fornecido pela fábrica. Caso haja necessidade de uma pilha em cima da outra, colocar novamente calços de madeira.
4.Deve-se exigir a colocação de lona de proteção sobre a carga, a fim de se evitar que o material se molhe ou umedeça no percurso até seu destino. Ao receber as telhas, verificar se as mesmas vieram devidamente cobertas e se não houve danos.Caso haja qualquer anormalidade na lona, devem-se examinar cuidadosamente as telhas. Se estiverem molhadas ou até mesmo suadas, enxugá-las, uma a uma.
5.As telhas molhadas nunca devem ser estocadas, mesmo que a instalação seja imediata. Para descarregá-las, deve-se utilizar o mesmo número de homens na carroceria e no solo. Eles deverão estar protegidos com luvas de raspa. Quanto maior o comprimento, maior deverá ser o número de homens.
6.Recomenda-se o emprego de apoios de madeira por debaixo das telhas, para evitar amassamentos ou arranhões. Nunca se deve arrastar as telhas, nem mesmo sobre outra telha.

Como é a montagem?

A montagem exige, de imediato, a verificação das dimensões, que devem ser indicadas no projeto, sobretudo com relação a:

• Comprimento e largura;
• Espaçamento;
• Nivelamento da face superior;
• Paralelismo nas terças.

No fechamento lateral, observe o alinhamento e o prumo das terças, que deverão ser perfeitos, bem como alinhamento longitudinal na colocação.

Como faço para fixa-lá?

•É recomendável o uso de 4 parafusos por telha, por terça;
•A fixação dos parafusos autoperfurantes permite uma perfeita fixação nas terças de apoio sem deformar a telha.
•A vedação é assegurada pelo emprego de uma arruela. Para todos os tipos de telha, em coberturas e fechamentos, recomenda-se uma fixação longitudinal para costura de, no máximo, 500 mm.
•Para fechamentos laterais, observe o alinhamento e o prumo das terças, que deverão ser perfeitos, bem como o alinhamento longitudinal na colocação;
•Inicie a execução em faixas perpendiculares às terças, no sentido de baixo para cima;
•Monte as telhas em sentido contrário ao do vento dominante;
•Para cobertura, o furo deverá ser feito no mínimo a 25 mm das bordas das telhas e colocar três conjuntos de fixação por telha e por apoio.

Como fixar uma telha galvanizada
OBS: Sempre consultar o responsável pela obra.

Telha de aço galvanizada com EPS (isopor) uma solução de excelente benefício

A utilização de telha galvanizada em telhados, geralmente é vista em indústrias, comércios, ginásios, entre outros locais, pois diminuem o risco de infiltrações e quebras provocadas por impactos, mas em compensação produzem um ruído intenso no momento da chuva e grande desconforto térmico em dias de calor.

As telhas galvanizadas com EPS surge como alternativa para a construção civil e possibilita ser uma forma segura de substituição da telha de fibrocimento, já que evita possíveis quebras por impacto e a infiltrações de água.

O produto é fabricado com telhas galvanizadas em forma de sanduíche e no centro é colada a camada de EPS (isopor), que servirá de isolante termo-acústico.

Os principais benefícios proporcionados pela aplicação deste tipo de telha em construções são as seguintes:

• Conforto térmico: o isopor é um elemento que não transmite calor;
• Conforto acústico: o isopor atenua de forma significativa o ruído ocasionado por chuvas ou outras formas de sons;
• Retarda as chamas;
• Não absorve água;
• Resistente a impactos;

Ainda existe a possibilidade de ampliar o conforto térmico e acústico das telhas, já que existem empresas que produzem camadas mais espessas com eps, a fim de atender os clientes mais exigentes.

No mercado de construção existem telhas alternativas compostas em seu recheio por lã de rocha, lã de vidro e poliuretano expandido, mas não são produzidas em grande escala, pois tem pouca procura.

As empresas produtoras de telha galvanizada com eps disponibilizam a pintura dos seus produtos em várias cores, de forma a proporcionar uma proteção para o aço e ainda auxiliar na reflexão dos raios solares.

O uso na construção civil pode ser feito em platibandas ou telhados a vista, já que existem diversas cores disponíveis, a fim de possibilitar a exposição do telhado aparente de forma agradável. Em geral o custo do produto é relativamente elevado, mas para quem deseja diminuir custos e evitar problemas futuros é um ótimo investimento.

Solução cada vez mais presente na construção civil, as telhas de aço apresentam uma série de diferenciais que valorizam sua obra e proporcionam os melhores resultados. Os Aços Globo trabalham com telhas trapezoidais e telhas onduladas, Telha galvanizada ou não.

As telhas trapezoidais são ideais para coberturas planas onde há grande distância entre pilastras. Diferente da telha ondulada, que não é indicada para vãos grandes, os modelos trapezoidais são mais resistentes (nesta situação) e ainda garantem maior liberdade a projetistas e arquitetos.

Já as telhas onduladas são perfeitas para coberturas de pequeno e médio porte, uma vez que proporcionam um ambiente harmonioso sem deixar de lado a segurança e resistência contra chuvas e demais variações climáticas. Seja qual for à telha, a economia é certa, com excelente relação custo-benefício.

Telha Galvanizada

  • CaracterÍsticas

    Revestimento composto de alumínio (55%), zinco (43,5%) e silício (1,5%).

  • InformaÇÕes TÉcnicas

    Chapa de aço revestida por uma liga de alumínio-zinco, aplicado por processo de imersão a quente em linha de galvanização contínua. As telhas em chapa Galvanizada podem ser aplicadas em ambientes internos ou externos.

  • Características dos Revestimentos

  • O poliuretano possui um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.

    Podem receber pré-pintura.

  • Disponibilidade

    Material Acabamento Espessura (mm)
    Telha Galvanizada AZ 150 Pós- pintado ou Natural 0,43 mm a 0,65 mm


    TELHAS METÁLICAS - LINHA DE PRODUTOS

  • Telha Ondulada 17 – se apresenta como uma das soluções mais econômicas, estando disponível nas espessuras 0,43 mm, 0,50 mm e 0,65 mm. Recomendada para telhados de pequeno e médio porte, e sua versatilidade permite o uso em forma de arco. Em pequenos raios e ângulos fechados, necessita o uso de calandra para atender a necessidade do projeto.

    Telha Trapezoidal 25 – excelente opção para variados tipos de obras comerciais e industriais, sendo fornecida nas espessuras de 0,43 mm, 0,50 mm e 0,65 mm. Recomendada para grandes áreas de cobertura e fechamentos laterais. O transporte a sua instalação são facilitadas pelo seu design e leveza, gerando um excelente custo-benefício.

    Telha Trapezoidal 40 – caracterizada pela alta resistência a carga, sendo a solução mais prática e econômica para grandes vãos livres em coberturas planas, quando comparada com as opções acima. Fabricadas nas espessuras de 0,43 mm, 0,50 mm, 0,65 mm .

A telha galvanizada é uma das alternativas mais baratas e ecológicas de cobertura para qualquer construção, seja ela residencial ou industrial. a telha galvanizada consiste em uma estrutura de aço galvanizado – ou seja, aço coberto com uma camada de zinco – que suporta as telhas, que podem ser de vários tipos. Entre elas estão as telhas galvanizadas que passam pelo mesmo processo que a estrutura, cujo objetivo é evitar a corrosão.

A seguir estão as características, vantagens da telha galvanizada, assim como informações sobre o processo de galvanização e preços referentes atelha galvanizada.

telha galvanizada

A telha galvanizada pode ser feita em aço inoxidável e receber uma camada protetora de zinco. Além de serem muito duráveis e fáceis de instalar, a telha galvanizada é resistente aos danos causados pela água e seu uso economiza tempo e dinheiro.

Geralmente, a telha galvanizada é cortadas previamente em painéis que são fixados em uma estrutura de telhado, que também pode ser de aço galvanizado. A telha galvanizada pode ser feitas sob medida, no comprimento que o cliente quiser, evitando desperdícios. Uma de suas vantagens é que a telhas galvanizadas pode também ser adaptada a cantos e outras características da estrutura. Outra é que elas são inquebráveis, oferecendo segurança na manutenção e montagem.

Por outro lado, a telha galvanizada tem como desvantagem o fato do aço ser pesado, o que exige que a estrutura seja construída de modo a suportar o peso da cobertura galvanizada. Outro ponto desfavorável, a menos que se tenha um bom isolamento acústico, é que elas podem gerar muito ruído em situação de chuvas fortes ou de fortes rajadas de vento.

O processo de galvanização garante às telhas maior resistência, especialmente em intempéries, como ventos, chuvas e umidade. A cobertura da telha galvanizada é normalmente usada em locais que necessitam de estruturas mais pesadas, como galpões, fábricas e indústrias.

Além de suportar esse peso, a telha galvanizada é consideradas um material leve e de excelente qualidade. A telha galvanizada tem uma característica peculiar, o fato de não entrar em combustão.

A pintura da telha galvanizada costuma ser pedida por clientes interessados em um efeito estético mais agradável. Ela acaba servindo como uma proteção para o aço, refletindo os raios solares. Após serem pintadas, atelha galvanizada recebe pequenas camadas de tinta poliéster.

Obviamente, essa pintura tem um custo que é acrescido ao custo total, mas a telha galvanizada não tem um custo muito elevado. O metro quadrado da telha galvanizada, que pode ser adquirida em tamanhos diferentes, gira em torno de R$ 17,50 e R$ 25.

telha galvanizada ondulada

Um dos materiais mais utilizados nas edificações comerciais e residenciais é a telha galvanizada de metal ondulado. A telha galvanizada é ideal para estruturas ao ar livre e sua instalação é simples e rápida. Suas chapas de cobertura são bem maiores do que outros tipos, o que significa que espaços extensos podem ser rapidamente cobertos de modo padronizado. Também são muito utilizadas pelas indústrias por serem bem mais baratas do que outros tipos de cobertura.

Além disso, as ondulações facilitam o escoamento da água da chuva e permitem alguma flexibilidade aos painéis, diminuindo a probabilidade de quebra por impacto ou esforço de flexão.

A telha galvanizada ondulada é utilizada por empresas que não querem que haja um aquecimento excessivo das coberturas. Nesse caso, é empregada telha galvanizada de aço ou de alumínio com uma camada de isopor e/ou poliuretano entre duas chapas. Isso resulta em isolamento termoacústico.

Estruturas galvanizadas

A demanda por estruturas galvanizadas para telhado ainda é iniciante, pois esse produto está começando a se difundir. Os fornecedores se concentram nas regiões Sul e Sudeste, mas o transporte pode ser encomendado para qualquer parte do Brasil.A entrega costuma ser rápida e o pedido pode ser feito com 15 dias de antecedência

Mas deve-se exigir do fabricante o cálculo estrutural do produto e uma garantia com cobertura de pelo menos cinco anos. O ideal é definir todas as condições de fornecimento ainda na fase de planejamento do projeto. O transporte das estruturas metálicas é feito normalmente pelo fornecedor e os perfis de aço galvanizado chegam na obra prontos para instalação. É importante verificar, no recebimento, se as peças estão conformes à especificação. O armazenamento delas deve ser feito em local seco, coberto e longe do contato com metais de potenciais eletroquímicos diferentes para evitar a corrosão.

Quanto à montagem da estrutura da telha galvanizada, recomenda-se que a instalação seja feito pelo próprio fornecedor, pois isso reduz as chances de erro na sequência e no posicionamento das peças. A montagem pode ser feita diretamente na construção ou no chão, caso em que a estrutura é posteriormente transportada para o telhado.

A estrutura metálica serve para todos os tipos de telha (cerâmicas, de concreto, de fibrocimento etc) e também para pergolados (como vemos na imagem), mas para cada material devem ser respeitadas as declividades mínimas, as medidas máximas dos vãos e as exigências de sobreposição das telhas.

Quanto à economia, pode-se ter uma ideia comparando um telhado de aço galvanizado e e outro de madeira. Para se construir um telhado de 550 m² são necessários 4m³ ou 2.900 kg de aço. Se o material usado fosse madeira, seriam necessários 16,50m³ ou 16.500 kg, o equivalente a 30 m³ ou 30.000 kg de toras de madeira. O custo da estrutura metálica fica entre R$ 55 e R$ 200 o metro quadrado, dependendo do tipo de telha a ser usada.